Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

FGV disponibiliza cursos grátis em consórcio mundial

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Os cursos com a qualidade dos trabalhos lançados pela Fundação Getulio Vargas estão disponíveis on-line. Perto de 25 mil brasileiros já cursaram os programas que o site FGV Online inseriu no Open Course Ware Consortium (OCWC), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. São eles: Recursos Humanos, Ética, Diversidade nas Organizações, e Ciência e Tecnologia (acesse aqui).

A Fundação é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC. Sua estréia foi em julho, com os cursos de Recursos Humanos, de autoria da instituição americana, traduzido para o português e adaptado à metodologia da FGV; e o de Ética, desenvolvido pelo FGV Online. Este ano, a instituição decidiu disponibilizar mais dois cursos: Diversidade nas Organizações e Ciência e Tecnologia.  Como os anteriores, a carga horária de cada programa é de 15 horas.

Uma vez que as iniciativas do OCW, tipicamente, não proporcionam titulação, crédito, certificação ou acesso a instrutores, os materiais estão disponíveis, gratuitamente, sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo. Nos cursos lançados pela Fundação Getúlio Vargas, entretanto, os alunos que desejarem receber a declaração de término do curso devem se cadastrar antecipadamente.

"A educação a distância vem promovendo uma grande democratização do conhecimento, não só no Brasil. O projeto do OCWC está em sintonia com a filosofia do FGV Online e, por isso, queremos disponibilizar cada vez mais cursos nessa grande rede" ressalta o diretor executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos. De acordo com a fundação, só na semana de lançamento do curso, mais de 7 mil brasileiros entraram no portal do Open Course Ware Consortium. Nenhum outro país havia atingido esse número num período de sete dias. De julho a outubro, 14.686 pessoas fizeram o curso de Recursos Humanos e 8.888, o de Ética.

O OCWC é maior movimento de educação compartilhada da Web e o seu principal objetivo é a promoção da livre difusão de materiais educacionais, filosofia e formas de pensamento, seguindo o mesmo conceito dos softwares de código aberto. Mais de 100 instituições de ensino de renome internacional são membros do consórcio que já atraiu usuários de 215 países de todos os continentes. Entre os integrantes do OCW estão o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); a Escola de Direito de Harvard; a Universidade de Yale; a Universidade da Califórnia de Irvine; entre outras.

Estatísticas

Artigos lidos
419851

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer