Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

Programa une forças para treinar docentes

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A situação levou ministério a estender o Proformação a todas as regiões brasileiras. O curso em nível médio, ministrado por meio de técnicas de ensino a distância, oferece habilitação correspondente ao antigo Normal. Destina-se aos professores que, sem formação específica, lecionam nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização ou educação de jovens e adultos das redes públicas de ensino do País.

O curso recorre a atividades a distância, orientadas por material impresso e videográfico, atividades presenciais concentradas nos períodos de férias escolares e nos sábados (encontros quinzenais), realizados em núcleos próximos de onde residem os alunos. E atividades de prática pedagógica nas escolas dos professores cursistas, acompanhadas por tutores e distribuídas por todo o período letivo.

Dessa forma, afirmam os organizadores, somam-se os benefícios da formação em serviço às vantagens da educação a distância, atingindo uma população numerosa e dispersa geograficamente, com o fornecimento de orientações e conteúdos pedagógicos de qualidade.

O Proformação iniciou suas atividades nas regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste. A primeira turma foi implantada em 1999, como um projeto piloto, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, habilitando, em julho de 2001, 1.323 professores. A partir de 2002, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação assumiu o financiamento do programa por meio de convênio com a Secretaria de Educação a Distância, também do MEC. Em 2004 o Proformação passou a ser oferecido em todas as regiões brasileiras.

Além proporcionar habilitação de nível médio ao magistério, são objetivos do programa elevar o conhecimento e a competência profissional dos docentes em exercício; contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e do desempenho escolar dos alunos nas redes estaduais e municipais; valorizar o magistério pelo resgate da profissionalização da função docente e melhoria da qualidade do ensino.

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